Oba, agora eu tenho
um gatinhoooo

9h às 18h 41 9670 1327

Gatinho novo em casa – primeiros passos.

Se você já está preparado para adotar um gatinho e já achou o felino dos seus sonhos, então chegou a hora de colocar a mão na massa e não perder o jogo de cintura na hora de educar.

Cat WatchItens importante para ter em casa antes de receber o gatinho:

Pote de água
Pote de comida
Caixinha de areia
Brinquedos (laser, bolinha de ping pong, bolinha de papel etc)
Arranhador
Spray com água para educá-lo.
Caminha ou cobertorzinho de fleece

Já deixe preparada a caixinha de areia, um pote com água (evite potes plásticos, eles dão um tipo de alergia no queixo dos gatinhos, os meus dois aqui em casa tiveram, optei por um grandão) e deixe também o pote de comida cheio.

Adotei um gatinho bebê
Dependendo da personalidade do gatinho, ele pode; se esconder ou já sair fuçando em tudo. Deixe ele reconhecer o ambiente e sentir o cheiro da sua casa, ele precisa disso para se adaptar.
Ao fazer algo que você não goste, como arranhar o seu sofá ou morder algum fio, nunca bata nele, o seu gatinho só vai ficar traumatizado e não vai entender muito bem a lição, nesses casos use um spray com água dentro e jogue nele enquanto você diz um longo e belo nãoooooo. Se ele for usar o arranhador pela primeira vez, dê uma recompensa para ele (gatinhos adoram petiscos) e mostre que ele fez algo super correto e legal :)

Adotei um gatinho adulto
Os gatinhos adultos geralmente já estão com sua personalidade formada, mas não será só momento de adaptação para ele, mas para você também. Então o primeiro passo é observar o seu gatinho e ver as suas reações ao chamar, dar carinho, pedir comida etc. Você consegue observar se o gatinho está gostando do carinho pela posição da orelha ou até o rabinho, se ele balançar forte e rápido, pare com o carinho, ele não quer mais saber de você eheheh.
Um gato adulto pode se adaptar facilmente a sua casa, mas lembre-se, nunca bata nele. Use água, bater palmas no ar, potes com chaves ou moedas para assustá-lo no momento em que estiver aprontando.

Gatos querem amor e carinho
Se o seu gatinho passa muito tempo sozinho em casa, dê muito amor e carinho na hora que você chegar. Demonstre que o ama brincando com ele, ativando a curiosidade dele (caixas de papelão são excelentes). Lá em casa temos um gatinho muito carente, apesar dele ter amigos para brincar. Basta chegarmos em casa que começa o chororo, ele só quer atenção. Então deixamos sempre uns 20 minutos de brincadeira exclusiva com ele para acabar com a energia acumulada.

Outras alternativas de adaptação
Aqui em casa sempre que recebemos gato para lar temporário faço um tratamento com pet floral nos meus gatinhos. Eles ficam ansiosos e cheios de manias quando chegam novos companheiros. O pet floral, pelo menos nos meus bichanos, funciona muito bem e dá uma amenizada nos ânimos.
Também aqui em casa faço a adaptação por partes, assim que ele chega, deixo ele no quarto de visita por uns 2 dias, passo sempre muito tempo com ele, mas ele se sente mais confiante e no segundo dia já quer desbravar a casa. Você pode sentir se ele também precisa de mais tempo. Depois de familiarizado contigo e com o ambiente, vá soltando ele pela casa com acompanhamento e brincando com ele. Aqui em casa funcionou bem :)

Caixinha de areia
Aqui em casa a caixinha de areia fica na sacada, limpamos a caixinha duas vezes por dia e uma vez por semana lavamos a caixinha com cloro e trocamos a areia.
O meu gatinho mais velho, quando estava doente, fazia cocô fora da caixinha, esse foi o primeiro sinal para a gente levar ele no veterinário e descobrir que ele estava com Giárdia.
Há muitos tipos de areia que você pode usar, nós aqui gostamos bastante da areia de milho, é uma areia super limpa e ecológica que você pode descartar direto na privada. Achamos muito prática.

O Cantinho do Gatinho
Se você não quer que o gatinho se acostume a dormir na sua cama, então não deixe ele entrar e dormir contigo, porque ele vai se apaixonar e achar perfeito para dormir/cochilar/tomar banho. Sua cama será seu objeto de desejo. Separe para ele um catinho confortável e quentinho, gatinhos adoram cobertor de fleece (aquele tecido fofinho), cobertores de lã etc.

Escovação
A escovação vai deixar a sua casa mais limpa e o seu gato mais leve. Geralmente eles amam serem escovados. Você já pode treinar ele desde pequeno com uma escovinha (sem apertar muito eim), mesmo que não saia muito pêlo, você já deixará ele habituado e feliz com a escovação.

Cortar a unha
A hora de cortar a unha do seu gato pode ser muito tranquila se você acostuma-lo a isso. Pegue-o no colo, sente em um lugar confortável, faça carinho (sem enrolar muito) e já a tesourinha de unha por ali. Coloque ele olhando de costas para você e aparte levemente as almofadinhas, as unhas serão expostas e você pode cortar com agilidade as partes brancas. Muito cuidado com a parte rosada, é muito sensível e se você cortar no lugar errado, vai doer e sangrar bastante. Depois de cortar a unha, dê um petisco :)
Como cortar a unha
Banho
Você pode optar por dar banho nele uma vez por mês e já acostumar ele com a água. Dê sempre petiscos para que eles associem o banho com algo bom e final feliz. Nunca dê banho em dias de inverno, eles podem pegar fungos e doenças de pele caso não seja secado direito. Ah, um dica importante, corte a unha do seu gatinho antes do banho :)
Como fazemos aqui em casa: já colocamos água quente em um balde ou bacia e deixamos copinhos ou potinhos para jogar sobre o corpinho dele. Seguramos o gatinho como a mamãe segura seu bebê felino, puxando aquele pele pertinho do pescoço e as duas patinhas da frente. Colocamos ele na água, sempre conversando e acalmando ele. Uma dica é usar shampoo que fica mais fácil ensaboar e lavar.

comments are closed